quarta-feira, 20 de julho de 2011

ECOBOOST





Os híbridos e elétricos estão chegando aos poucos aos mercados mundiais para suprir as necessidades por um menor consumo de combustíveis, para frear a emissão de poluentes. Felizmente, as mudanças estão acontecendo, a infra-estrutura está sendo criada, assim como uma nova consciência sobre o consumo em geral.
Na dianteira dessa transformação, a Ford vem trabalhando em soluções cada vez mais avançadas, como resultado de investimentos recordes em novos motores e tecnologias voltados para a economia de combustível. Entre seus anúncios mais recentes (e olha que são três) destacam-se um motor 1.0 EcoBoost de três cilindros, o menor já produzido, uma transmissão automática de oito velocidades e também uma nova transmissão para a sua próxima geração de veículos híbridos, incluindo um modelo “plug-in”, que deve ser lançado em 2012 na América do Norte.

O desenvolvimento do motor 1.0 EcoBoost, em fase de calibração final, visa ampliar a liderança da Ford em propulsores de baixo consumo. Ele terá potência e torque equivalentes, ou melhores, que um 1.6 a gasolina com aspiração natural. Este mesmo motor já foi apresentado ao público tanto no conceito Ford Start, nos salões de Pequim e de São Paulo, no ano passado, quanto no Ford B-MAX, no Salão de Genebra 2011.



A tecnologia chamada de EcoBoost alia recursos de turbocompressão e injeção direta de combustível para oferecer a mesma potência de um bloco maior, porém com níveis de consumo e emissões de um motor pequeno.
Quando se fala da criação do EcoBoost 1.0, especificamente, o objetivo da Ford é desenvolver um motor de três cilindros, supereficiente e tecnicamente avançado, capaz de oferecer o mesmo desempenho de um quatro cilindros mas com muito menos consumo e emissões. A ideia é que ele seja disponibilizado globalmente nos carros pequenos da Ford no futuro.

Segundo a Ford, que nunca havia produzido um motor com menos de quatro cilindros, o novo motor 1.0 EcoBoost representa uma nova opção mais acessível para os consumidores que buscam a mesma economia de um híbrido.
As inovações do motor 1.0 EcoBoost incluem:
• novo desenho do virabrequim para economia de combustível;• um sistema avançado de arrefecimento dividido para que o bloco aqueça antes da cabeça dos cilindros, economizando combustível, principalmente em tempo frio;• tubo de exaustão fundido na cabeça do cilindro. A montagem em peça única reduz a temperatura dos gases de exaustão e permite que o motor gire em uma faixa de rotação mais ampla com taxa ótima de mistura ar/combustível. O novo design também reduz o peso e permite uma operação mais suave;• turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas independente e variável (Ti-VCT).

A Ford deve apresentar mais detalhes técnicos e funcionais do novo motor no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro próximo.
10:24 - 20 de Julho de 2011
Por Patricia Salles

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