terça-feira, 23 de agosto de 2011

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!


Erdanet

*1º Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de
combustível têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a
terra, a densidade da gasolina e do diesel é maior. O contrário se passa
durante o dia, quando a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a
expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou
ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na
indústria petrolífera a densidade específica e a temperatura de um solo
têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de
combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado no que diz respeito
à temperatura. Para que cada galão vertido no depósito (cisterna) do
caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo
(pedir ao frentista no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais
lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido
converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de
combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que
entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível que, já
contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito
da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do
combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a
real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais
dinheiro.

*3º.Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O
combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo
reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está
abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de
reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito,
isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os
sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível
sujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário